Conexões de Saberes-UFG

15 agosto, 2006

DIFERENÇAS E DESIGUALDADES


Todos nós somos diferentes. Somos brancos, negros, amarelos; alguns com cabelos compridos, outros com cabelos curtos, olhos azuis, verdes ou pretos. E graças a Deus tudo é diferente.
Imaginem se todas as notas musicais soassem apenas como Dó ou Lá, se todas as cores fossem como o azul ou o amarelo? Que monotonia!
Necessitamos ser diferentes e conviver em um mundo com coisas diferentes. Só assim somos capazes de perceber tudo que está à nossa volta.
Porém, as diferenças não podem e nem devem se aliar às desigualdades que, ao contrario daquelas, em nada nos enriquece como seres humanos.

A desigualdade é a mãe do preconceito, da pobreza, da miséria, da ganância, do abandono. Em nome da desigualdade invadimos países, matamos, oprimimos. Classificamos e separamos as pessoas em classes sociais, etnias, gêneros, etc.
Não é possível viver em uma sociedade que exclui crianças da escola por serem de cor X ou Y; ou por pertencerem a Esta ou Aquela classe social. Não é possível ver pessoas morrendo em filas de hospitais por não possuírem uma renda mínima que lhe proporcione um atendimento digno. Que por ter uma opção sexual diferente da maioria, uma pessoa seja discriminada, independente de toda e qualquer qualidade que ela possua.

As desigualdades de oportunidade causadas pelas diferenças de credo, raça e cor são incoerentes em um país democrático, mas ainda existem. Devem ser combatidas nas pequenas coisas - palavras, frases, gestos - desde o berço, para que possamos algum dia, viver e conviver harmoniosamente com todas as diferenças possíveis.

Maria Madalena de O. e Sousa, bolsita

3 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial