Conexões de Saberes-UFG

20 outubro, 2006

II Seminário Nacional PCS



Agora, nos dias 2, 3 e 4 de novembro a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC) juntamente com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e as 32 universidades participantes do Programa Conexões de Saberes realizam na Escola de Educação Física da UFRJ, o II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes.

O evento terá como tema o ingresso e a permanência de estudantes de origem popular nas universidades públicas federais, buscando contribuir de modo efetivo na elaboração de uma agenda de políticas públicas de democratização da universidade brasileira.

Mais de 1500 pessoas participando "Acreditamos que o nosso Seminário se inscreve em um momento decisivo da sociedade brasileira, onde a democracia consolida seus alicerces e a universidade é convocada a se inserir em um projeto de nação que seja de todos os cidadãos e cidadãs" afirma o coordenador executivo do Programa Conexões de Saberes e pesquisador do Observatório de Favelas, Jorge Barbosa.

O Seminário contará com a participação de 1600 pessoas, entre estudantes, professores das 32 universidades federais participantes do Programa, representantes de comunidades populares e autoridades.

Coleção Caminhadas e Livros Temáticos

Após a solenidade de Abertura do Seminário, dia 2 de novembro, serão lançados a segunda série de livros da coleção Caminhadas de Universitários de Origem Popular. Os sete livros relatam as trajetórias de vida dos bolsistas que participam do Programa nas universidades: UFPE, UFPA, UFES, UFMS, UFPR, UFPB e UFAM.

Conforme aponta Ricardo Henriques, secretário da SECAD, "esses livros trazem os relatos sobre as alegrias e lutas de centenas de jovens, rapazes e moças, que contrariaram a forte estrutura desigual que ainda impede o pleno acesso dos estudantes mais pobres às universidades de excelência do país ou só permite para os cursos com menor prestígio social".

Em 2006, a coleção "Caminhadas" publicou 14 livros com as contribuições das universidades que participam do Programa desde 2005. No próximo ano, teremos mais 18 obras que reunirão os relatos dos universitários que ingressaram no Programa Conexões de Saberes neste ano.

Juntamente com a Coleção Caminhadas, serão lançados quatro livros temáticos que reúnem artigos produzidos pelos bolsistas das 14 universidades que participam do programa desde o ano passado. Os temas abordados foram: representações dos espaços populares na universidade e da universidade nos espaços populares; desigualdade e diferença nos espaços populares; práticas pedagógicas e a lógica meritória na universidade; juventude e políticas públicas.

Esses temas serão apresentados e debatidos durante o II Seminário Nacional, nos 28 Grupos de Trabalhos que ocorrerão, simultaneamente, na tarde do dia 3 de novembro.

Apresentação das pesquisas

Na manhã do dia 03 de novembro, acontecerá o Painel Dinâmico: Democratização do Ingresso e da Permanência na Universidade Pública - diagnóstico, práticas e perspectivas, coordenado pelo secretário Ricardo Henriques.

A primeira atividade desse Painel será a apresentação das pesquisas realizadas através de questionários, ao longo do ano de 2006, sobre o perfil dos estudantes que ingressaram na universidade pública federal nesse período e o perfil dos bolsistas participantes do Programa.

Os questionários abordavam temas como trajetória escolar, renda e trabalho, moradia, vivências culturais e avaliação das condições de acesso e permanência na universidade.

Ações afirmativas

Em seguida, teremos um debate acerca das experiências de adoção de políticas de ações afirmativas em universidades públicas. Os representantes das Universidades de Brasília, as Federais da Bahia, do Rio Grande do Norte e do Paraná e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro apresentarão as políticas que foram implementadas, o porquê da escolha dessas políticas e os resultados obtidos.

O objetivo do Seminário é dar visibilidade às pesquisas de caráter diagnóstico realizadas no âmbito das 32 IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) integrantes do Programa Conexões de Saberes, além de acolher demandas e perspectivas para a construção de uma agenda de democratização de ingresso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades públicas brasileiras.


Programação do II Seminário


Confira a programação detalhada do II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes realizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e as 32 universidades participantes do Programa Conexões de Saberes. O Seminário será na Escola de Educação Física da UFRJ, nos dias 2, 3 e 4 de novembro.

O objetivo do Seminário é dar visibilidade às pesquisas de caráter diagnóstico realizadas no âmbito das 32 IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) integrantes do Programa Conexões de Saberes, além de acolher demandas e perspectivas para a construção de uma agenda de democratização de ingresso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades públicas brasileiras.

Programação

02 de novembro
Manhã
Chegada das delegações

Tarde
Chegada das delegações (continuação)
· 14:00h – Credenciamento
· 14:00h às 17:00h – 1a Plenária do Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular;
· 14:00h às 17:00h – Reunião da Coordenação Nacional do Programa Conexões de Saberes.

Noite
· 19:00h – Solenidade de Abertura Oficial do II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes;
· 20:30h – Lançamento dos Livros Temáticos e Coleção Caminhadas;
· 21:30h – Apresentação da “Residência Cultural”;
· 22:00h – Atividades culturais e confraternização.

03 de novembro

Manhã
· 8:30h - Abertura do dia: Apresentação Cultural
Painel Dinâmico: Democratização do Ingresso e da Permanência na Universidade Pública: diagnóstico, práticas e perspectivas.
Coordenação do Painel: Ricardo Henriques - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade;
· 09:00h às 09:10h – abertura – Jailson de Souza e Silva
· 09:10h às 09:40h – apresentação das pesquisas do Programa Conexões de Saberes – Secretário Ricardo Henriques
· 9:40h às 11:00h - Apresentação e debate de experiências de adoção de políticas de ações afirmativas em universidades públicas
Expositores:
· Coordenação Nacional do Programa Conexões de Saberes;
· Universidade Federal da Bahia;
· Universidade de Brasília;
· Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
· Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
· Universidade Federal do Paraná.
Debatedores:
· Representante da Sociedade Civil;
· Representante do Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular.
Síntese:
· Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade / MEC.

11:00h às 12:30h – Debate com a plenária

Tarde
· 14:30h – Grupos Temáticos:
• Grupo I - As representações dos Espaços Populares (Grupos Populares) na Universidade e As representações da Universidade nos Espaços Populares (Grupos Populares);
• Grupo II - Desigualdade e Diferença: Gênero, Etnia e Grupos Populares na Universidade;
• Grupo III - Práticas Pedagógicas e a Lógica Meritória na Universidade;
• Grupo IV - Juventude e Políticas Públicas (Direitos Humanos, Culturais, Educacionais e Lazer).
· 17:30h – 2ª Plenária do Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular.

Noite
· 21:30h – Atividades Culturais

04 de novembro

Manhã
· 09:00h – Abertura do dia: Apresentação Cultural;
· 9:30 – Plenária final do Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular.

Tarde
· 14:30h – Apresentação Cultural (IFES);
· 15:00h – Mesa de encerramento: Proposições de Políticas de Ingresso e Permanência de Estudantes de Origem Popular na Universidade Pública Brasileira.

Noite
· 20:30h –
Festa de Encerramento: Noite da Resistência.



Monique Carvalho - Comissão de Organização - Site: Observatório de Favelas
seminarionacional@observatoriodefavelas.org.br

2 Comentários:

  • Às fevereiro 04, 2010 8:24 PM , Anonymous Anônimo disse...

    [B]NZBsRus.com[/B]
    Dont Bother With Sluggish Downloads With NZB Downloads You Can Hastily Find Movies, Console Games, MP3 Singles, Applications & Download Them @ Blazing Speeds

    [URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet[/B][/URL]

     
  • Às março 20, 2010 8:26 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Making money on the internet is easy in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat methods[/URL], You are far from alone if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses not-so-popular or little-understood methods to generate an income online.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial