Conexões de Saberes-UFG

28 fevereiro, 2007

UFRB no Conexões

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), criada em julho de 2005, junta-se, nesse ano, ao Programa Conexões de Saberes. A UFRB, que iniciou suas atividades em outubro de 2006, será a mais jovem das 33 Universidades que integram o Programa. A expectativa para 2007 é que o Conexões contemple mais de 1300 estudantes por todo o Brasil.

De acordo com Cláudio Orlando Costa do Nascimento, coordenador de Políticas Afirmativas da UFRB, a instituição reúne condições importantes para participação no Programa Conexões de Saberes na medida em que “nasce implicada com a promoção da igualdade das condições sociais e racial, tendo criado uma Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, experiência pioneira no âmbito das universidades federais”.

Programa Conexões de Saberes

O Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC, junto a 32 Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, e em parceria com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, que desenvolve esta tecnologia social desde o ano de 2002.

O objetivo maior do programa é ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, promovendo o encontro e a troca de saberes e fazeres entre esses dois territórios socioculturais.

O Programa busca acolher os estudantes em suas instituições de ensino superior, destinando-lhes bolsas de apoio acadêmico, para que, de um lado, protagonizem ações de extensão/ensino/pesquisa em comunidades populares, promovendo a tessitura de saberes entre a universidade e os espaços populares. Por outro, para que estejam inseridos em atividades acadêmicas voltadas para elaboração de diagnósticos, proposição e avaliação de políticas de ações afirmativas de acesso e permanência nas universidades federais.

Assim, as coordenações locais oferecem ao grupo de bolsistas, composto por, no mínimo, 30 graduandos, uma formação ampla e plural no campo da teoria e metodologia de extensão e de pesquisa, da produção acadêmica e do domínio de técnicas instrumentais e discursivas. Os bolsistas também desenvolvem ações que visem ampliar e fortalecer seu envolvimento com a universidade e seu protagonismo nas ações em comunidades populares.

Produção

Ao longo desses dois anos, o Programa Conexões de Saberes publicou duas coleções de livros: Caminhadas de universitários de origem popular, que reúne relatos dos bolsistas do Conexões sobre suas trajetórias escolares; Grandes temas do Conexões, conjunto de 4 livros temáticos com artigos escritos pelos bolsistas, orientados pelos coordenadores.

Desde 2005 vem realizando as pesquisas: Universidade Pública: (Re)conhecendo diferenças, sobre o perfil dos estudantes que ingressam nas universidades e Perfil Sociocultural dos Bolsistas do Programa Conexões de Saberes. Os primeiros resultados das coletas foram apresentados durante os seminários nacionais ocorridos em 2005, no Recife, e em 2006, no Rio de Janeiro.

Monique Carvalho, Observatório de Favelas - http://www.observatoriodefavelas.org.br

1 Comentários:

  • Às setembro 24, 2008 9:16 AM , Blogger Unknown disse...

    Sou Jaqueline Santiago,da cidade de Ubaíra interior da Bahia e estou sendo auxiliada junto com meus colegas do 3° ano do COLÉGIO EST.BALBINO MUNIZ BARRETO pelos assistente do grupo conexões do saberes da UFRB e tem sido muito gratificante saber que apostam em nossa força de vontade na busca pela igualdade social e na realização dos nossos sonhos'como ingressar na universidade'.Mostra que é a hora de buscarmos nossos ideais,indepedente de raça ,cor ou situação economica.Esperamos ansiosos por cada visita desse grupo, pois tem sido muito bom.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial