Conexões de Saberes-UFG

08 setembro, 2007

II Seminário Local Conexões de Saberes

Acesso e permanência de estudantes de origem popular na UFG

Após um ano de implantação do Programa Conexões de Saberes na UFG diálogos entre universidade e comunidades populares, em face do projeto que esta sendo implantado UFG INCLUI, o Conexões realizou seu II Seminário Local no dia 29 de agosto de 2007.
Primeiramente, pela manhã foi realizada uma Mesa Redonda com o objetivo de discutir as propostas de acesso diferenciado na UFG.

Contamos com a participação da UFMA-Profº Álvaro Pires, Maria Gorete do CABENAS e da UFG-Profº Juarez Maia da FACOMB. Durante as falas, o Profº Álvaro Pires salientou sobre a implantação de cotas na UFMA e da resistência da classe média. Maria Gorete discutiu sobre como o negro é visto no meio acadêmico com relação à produção de conhecimento e sobre a forma como o projeto UFG INCLUI se configura, que é por meio de uma porcentagem mínima que compromete ainda mais a entrada de estudantes de escolas públicas negros (as) e indígenas.

O Profº Juarez Maia nos contou sobre sua experiência de implantação de cotas em Moçambique e nos disse também que ocorreu o mesmo discurso de resistência a cotas. Em sua fala, o sistema de cotas vem para estabelecer o equilíbrio, pois, se há necessidade de inclusão é porque há exclusão. Ao término das falas e do debate o período da manhã se encerrou.

O seminário retornou ás 14:00 h com a apresentação do Programa Escola Aberta. Uma representante da Secretaria Municipal de Educação expôs de forma detalhada o funcionamento do programa, que beneficiará alunos de escolas públicas e também a população local através de diversas oficinas de lazer, esporte, culinária, educação, cultura, etc.

Em seguida, com uma mesa coordenada pela professora Geovana, tivemos uma apresentação do Programa Conexões de Saberes pelo bolsista Silas. Após a apresentação, houve um debate sobre Ações de Permanência de alunos de origem popular na Universidade Federal de Goiás (UFG), que contou com a participação da aluna e bolsista Rosângela e o professor Alex Ratts. Infelizmente, o debate foi prejudicado pela ausência do Reitor da UFG e da Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD), que eram imprescindíveis para que o debate pudesse acontecer de forma plena. A ausência foi justificada mediante o falecimento da diretora do Centro de Seleção da UFG, e os dois se encontravam de luto no presente momento.

A aluna Rosângela expôs em nome do Fórum de Estudantes de origem popular, as dificuldades enfrentadas pelos mesmos e expôs algumas questões sobre políticas de permanência na UFG, que infelizmente ficaram sem respostas devido à ausência do Reitor e da Pró-Reitora de Graduação. Em seguida, o professor Alex Ratts falou sobre sua trajetória e sua luta por Ações Afirmativas, bem como a sua posição a favor das mesmas. Após sua fala, houve um pequeno debate onde foram respondidas as perguntas levantadas pelas pessoas presentes no Seminário.

Concluindo, podemos dizer que o Seminário foi importante, pois trouxe esclarecimento sobre Políticas Públicas de Acesso, Inclusão e Permanência de alunos de origem popular na UFG, a pessoas que pela 1º vez tiveram a oportunidade de conversar sobre o tema. Também tratou da questão sobre Ações Afirmativas, que hoje em dia, se fazem urgentes e necessárias. Tivemos, por fim, a participação de mais ou menos 150 pessoas.

Lilian Araújo

2 Comentários:

  • Às setembro 21, 2007 1:19 PM , Blogger didakhos disse...

    sou diogo, do CONEXX da UFMG, do conectadordesaberes.blogspot.com!!!
    então, gostaria de dizer que foi muito prazeiroso ver o seu blog. gostei muito e gostaria de entrar com o blog dos conexistas de minas gerais aí na sua lista de blogs!!! eu vou te anexar no meu!! vamos assim, conectando os blogs!!!

     
  • Às novembro 30, 2007 12:48 PM , Anonymous Anônimo disse...

    olá, sou amanda do conexx mineiro.. muito lega seu site.. o nosso tb tá muito legal, visita a gente lá sô! bj!

    www.conectadordesaberes.blogspot.com

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial