Conexões de Saberes-UFG

09 outubro, 2006

1° dia do Seminário PCS - Goiás



















Hoje começa o primeiro Seminário do Programa Conexões de Saberes no Estado de Goiás. Nos cerca de quatro meses do PCS na UFG passamos pela etapa inicial de consolidação dos grupos de trabalho e de interação entre bolsistas, coordenação e comunidade.

Na verdade a interação com a comunidade está em seu início, mas o processo se desenvolve rápido e positivamente. O que anima muito mais a todos. Depois de alguns contatos corpo-a-corpo vamos, no dia 15 de outubro, ter uma experiência como grupo de "diálogos entre a universidade e as comunidades populares" na Maratoninha das Crianças. Neste dia vamos proporcionar oficinas para as crianças que participarão do evento. Mas falaremos disso posteriormente.

Além de estarmos participando de um importante espaço de conhecimento acadêmico, vemos o Programa como algo satisfatório. Gostamos do que fazemos! Os bolsistas compactuam o ideal da aproximação da universidade com a comunidade. Sabem das responsabilidades de quem estuda gratuitamente, pago com o dinheiro de altos impostos cobrados dos brasileiros. Queremos realmente provocar o estreitamento dos vínculos entre as instituições acadêmicas e as comunidades populares.

E assim vamos fazer. Com união, vontade, participação e empenho.

Para começar o processo de fortalecimento dos estudantes populares da Universidade Federal de Goiás e da comunidade do entorno do Campus II (nosso foco de trabalho) o Seminário discutirá "Ações Afirmativas na UFG".

Vão ser três dias de atividades, vamos à programação:

9/10/2006 - segunda-feira

16h – Reunião entre o PCS, moradores e Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de outubro na sede do Pezinho de Jatobá, no Shangri-lá;
19h - Lançamento do programa Conexão dos Saberes - UFG. Local: auditório da Faculdade de Direito da UFG.

10/10/2006 - terça-feira

8h - Mesa redonda: Ingresso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades públicas. Local: auditório do IESA.
14h - Debate: Discutindo a diversidade na UFG - Gênero, raça e etnia. Local: auditório do IESA.
17h30 - Apresentação Cultural. Pátio do IESA.

11/10/2006 - quarta-feira

8h - Debate: Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras. Local: auditório do IESA.
14h - Mesa Redonda: Experiências de Ações afirmativas em instituições públicas brasileiras. Local: auditório do IESA.
17h30 - Apresentação Cultural. Local: Pátio do IESA.


As inscrições são gratuitas e abertas a qualquer pessoa que se interessar. Participem! Contamos com a presença de todos e todas...