Conexões de Saberes-UFG

20 outubro, 2006

II Seminário Nacional PCS



Agora, nos dias 2, 3 e 4 de novembro a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC) juntamente com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e as 32 universidades participantes do Programa Conexões de Saberes realizam na Escola de Educação Física da UFRJ, o II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes.

O evento terá como tema o ingresso e a permanência de estudantes de origem popular nas universidades públicas federais, buscando contribuir de modo efetivo na elaboração de uma agenda de políticas públicas de democratização da universidade brasileira.

Mais de 1500 pessoas participando "Acreditamos que o nosso Seminário se inscreve em um momento decisivo da sociedade brasileira, onde a democracia consolida seus alicerces e a universidade é convocada a se inserir em um projeto de nação que seja de todos os cidadãos e cidadãs" afirma o coordenador executivo do Programa Conexões de Saberes e pesquisador do Observatório de Favelas, Jorge Barbosa.

O Seminário contará com a participação de 1600 pessoas, entre estudantes, professores das 32 universidades federais participantes do Programa, representantes de comunidades populares e autoridades.

Coleção Caminhadas e Livros Temáticos

Após a solenidade de Abertura do Seminário, dia 2 de novembro, serão lançados a segunda série de livros da coleção Caminhadas de Universitários de Origem Popular. Os sete livros relatam as trajetórias de vida dos bolsistas que participam do Programa nas universidades: UFPE, UFPA, UFES, UFMS, UFPR, UFPB e UFAM.

Conforme aponta Ricardo Henriques, secretário da SECAD, "esses livros trazem os relatos sobre as alegrias e lutas de centenas de jovens, rapazes e moças, que contrariaram a forte estrutura desigual que ainda impede o pleno acesso dos estudantes mais pobres às universidades de excelência do país ou só permite para os cursos com menor prestígio social".

Em 2006, a coleção "Caminhadas" publicou 14 livros com as contribuições das universidades que participam do Programa desde 2005. No próximo ano, teremos mais 18 obras que reunirão os relatos dos universitários que ingressaram no Programa Conexões de Saberes neste ano.

Juntamente com a Coleção Caminhadas, serão lançados quatro livros temáticos que reúnem artigos produzidos pelos bolsistas das 14 universidades que participam do programa desde o ano passado. Os temas abordados foram: representações dos espaços populares na universidade e da universidade nos espaços populares; desigualdade e diferença nos espaços populares; práticas pedagógicas e a lógica meritória na universidade; juventude e políticas públicas.

Esses temas serão apresentados e debatidos durante o II Seminário Nacional, nos 28 Grupos de Trabalhos que ocorrerão, simultaneamente, na tarde do dia 3 de novembro.

Apresentação das pesquisas

Na manhã do dia 03 de novembro, acontecerá o Painel Dinâmico: Democratização do Ingresso e da Permanência na Universidade Pública - diagnóstico, práticas e perspectivas, coordenado pelo secretário Ricardo Henriques.

A primeira atividade desse Painel será a apresentação das pesquisas realizadas através de questionários, ao longo do ano de 2006, sobre o perfil dos estudantes que ingressaram na universidade pública federal nesse período e o perfil dos bolsistas participantes do Programa.

Os questionários abordavam temas como trajetória escolar, renda e trabalho, moradia, vivências culturais e avaliação das condições de acesso e permanência na universidade.

Ações afirmativas

Em seguida, teremos um debate acerca das experiências de adoção de políticas de ações afirmativas em universidades públicas. Os representantes das Universidades de Brasília, as Federais da Bahia, do Rio Grande do Norte e do Paraná e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro apresentarão as políticas que foram implementadas, o porquê da escolha dessas políticas e os resultados obtidos.

O objetivo do Seminário é dar visibilidade às pesquisas de caráter diagnóstico realizadas no âmbito das 32 IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) integrantes do Programa Conexões de Saberes, além de acolher demandas e perspectivas para a construção de uma agenda de democratização de ingresso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades públicas brasileiras.


Programação do II Seminário


Confira a programação detalhada do II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes realizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e as 32 universidades participantes do Programa Conexões de Saberes. O Seminário será na Escola de Educação Física da UFRJ, nos dias 2, 3 e 4 de novembro.

O objetivo do Seminário é dar visibilidade às pesquisas de caráter diagnóstico realizadas no âmbito das 32 IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) integrantes do Programa Conexões de Saberes, além de acolher demandas e perspectivas para a construção de uma agenda de democratização de ingresso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades públicas brasileiras.

Programação

02 de novembro
Manhã
Chegada das delegações

Tarde
Chegada das delegações (continuação)
· 14:00h – Credenciamento
· 14:00h às 17:00h – 1a Plenária do Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular;
· 14:00h às 17:00h – Reunião da Coordenação Nacional do Programa Conexões de Saberes.

Noite
· 19:00h – Solenidade de Abertura Oficial do II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes;
· 20:30h – Lançamento dos Livros Temáticos e Coleção Caminhadas;
· 21:30h – Apresentação da “Residência Cultural”;
· 22:00h – Atividades culturais e confraternização.

03 de novembro

Manhã
· 8:30h - Abertura do dia: Apresentação Cultural
Painel Dinâmico: Democratização do Ingresso e da Permanência na Universidade Pública: diagnóstico, práticas e perspectivas.
Coordenação do Painel: Ricardo Henriques - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade;
· 09:00h às 09:10h – abertura – Jailson de Souza e Silva
· 09:10h às 09:40h – apresentação das pesquisas do Programa Conexões de Saberes – Secretário Ricardo Henriques
· 9:40h às 11:00h - Apresentação e debate de experiências de adoção de políticas de ações afirmativas em universidades públicas
Expositores:
· Coordenação Nacional do Programa Conexões de Saberes;
· Universidade Federal da Bahia;
· Universidade de Brasília;
· Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
· Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
· Universidade Federal do Paraná.
Debatedores:
· Representante da Sociedade Civil;
· Representante do Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular.
Síntese:
· Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade / MEC.

11:00h às 12:30h – Debate com a plenária

Tarde
· 14:30h – Grupos Temáticos:
• Grupo I - As representações dos Espaços Populares (Grupos Populares) na Universidade e As representações da Universidade nos Espaços Populares (Grupos Populares);
• Grupo II - Desigualdade e Diferença: Gênero, Etnia e Grupos Populares na Universidade;
• Grupo III - Práticas Pedagógicas e a Lógica Meritória na Universidade;
• Grupo IV - Juventude e Políticas Públicas (Direitos Humanos, Culturais, Educacionais e Lazer).
· 17:30h – 2ª Plenária do Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular.

Noite
· 21:30h – Atividades Culturais

04 de novembro

Manhã
· 09:00h – Abertura do dia: Apresentação Cultural;
· 9:30 – Plenária final do Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular.

Tarde
· 14:30h – Apresentação Cultural (IFES);
· 15:00h – Mesa de encerramento: Proposições de Políticas de Ingresso e Permanência de Estudantes de Origem Popular na Universidade Pública Brasileira.

Noite
· 20:30h –
Festa de Encerramento: Noite da Resistência.



Monique Carvalho - Comissão de Organização - Site: Observatório de Favelas
seminarionacional@observatoriodefavelas.org.br

16 outubro, 2006

Maratoninha das Crianças. Esporte e brincadeiras para nossas crianças



Neste domingo, dia 15, no Setor Nossa Morada foi dia de Maratoninha para as crianças. Cerca de 200 "pessoinhas" participaram de corridas, oficinas e brincadeiras. Quem competiu, ganhou medalhas e fez pais, mães e moradores se divertirem com seus passos curtos nas ruas ao redor da praça do bairro que fica no entorno do Campus II da UFG. O evento contou com a presença da UFG, Polícia Militar, SMT e Corpo de Bombeiros.

Foram várias corridas divididas a partir da idade dos pequenos - de quatro a quinze anos de idade.

Armadas pela praça local as oficinas distribuíram conhecimento para nosso futuro. O grupo PCS esteve lá e participou deste dia especial.



Os bolsistas Alan Rodrigues (medicina), Giselle Viera (enfermagem), Gisely Ferraz (enfermagem) ofereceram noções sobre cuidados com os olhos. As crianças conheceram as dificuldades e os preconceitos de quem não enxerga, aprenderam a compreender as principais alterações visuais e assistiram a um teatro de fantoches. Na historinha Joaninha, uma pequena estudante, estava mau na escola sem saber que precisava de óculos.



Parabéns a todos e todas que participaram e as crianças que sempre nos trazem alegria e paz.





15 outubro, 2006

II Seminário Nacional Conexões de Saberes

O Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, o Observatório de Favelas e 32 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras realizam entre 2 e 4 de novembro o "II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes".

O evento, que será sediado na Escola de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), receberá cerca de 1.700 pessoas de todo o país entre estudantes, professores, representantes das comunidades e autoridades.

Ingresso e permanência da Universidade

O eixo central do seminário é a discussão sobre ingresso e permanência de estudantes de origem popular na universidade pública federal. Durante o evento será apresentado o diagnóstico sobre o perfil dos estudantes que ingressaram em 2006 nas 32 Universidades integrantes do Programa Conexões de Saberes.

Alunos-bolsistas de 14 IFES também apresentarão seus trabalhos, divididos em quatro grupos temáticos: "Representações dos espaços populares (grupos populares) na Universidade e as representações da Universidade nos espaços populares (grupos populares)"; "Desigualdade e diferença nos espaços populares (grupos populares)"; "Práticas pedagógicas e a lógica meritória na Universidade”; e "Juventude e políticas públicas (direitos humanos, culturais, educacionais e lazer)".

Além dos grupos de trabalhos serão lançados quatro livros com artigos escritos pelos alunos dessas 14 universidades, e outros sete livros da Coleção Caminhadas de Universitários de Origem Popular, que reúne relatos dos próprios alunos sobre suas trajetórias de vida até a universidade.

Junto a essas atividades ocorrerá o I Fórum Nacional de Estudantes Universitários de Origem Popular, que vai discutir a construção de um novo paradigma educacional do ensino superior, que inclua o debate sobre o papel das camadas populares e de seus estudantes na universidade. O Fórum promoverá discussões sobre o acesso e permanência de jovens de comunidades populares no ensino superior e o fortalecimento das relações entre a universidade pública e esses estudantes.

Programa Conexões de Saberes

Implantado pela MEC/SECAD em parceria com o Observatório de Favelas, o Programa Conexões de Saberes iniciou suas atividades no fim de 2004 em cinco universidades públicas brasileiras (UFF, UFRJ, UFMG, UFPE, UFPA). A partir de junho de 2005 foi estendido para outras nove universidades (UFES, UnB, UFMS, UFPR, UFRGS, UFPB, UFC, UFBA, UFAM), que são as Instituições que lançarão os livros durante o II Seminário. Em 2006 o Programa foi ampliado para mais 18 universidades (UFAC; UFAL; UFG; UFMA; UFMT; UFPI; UFRN; UFRPE; UFRR; UFRRJ; UFS UFSC; UFSCar; UFT; UNIFAP; UNIR, UNIRIO, UNIVASF), totalizando hoje 32 universidades.

O objetivo maior do programa é ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, promovendo o encontro e a troca de saberes e fazeres entre esses dois territórios socioculturais. Busca-se a permanência e a participação protagonista do estudante de origem popular na vida universitária, na produção de conhecimento sobre sua realidade de estudo e de moradia, além de criar condições para a transformação institucional da universidade.

Cada instituição participante do Programa seleciona um mínimo de 25 estudantes para atuarem como bolsistas de extensão. São estes bolsistas os responsáveis pela articulação do Fórum Nacional de Estudantes Universitários de Origem Popular. Como reconhecimento do trabalho realizado, o Programa Conexões de Saberes recebeu o prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2005.

Programa Conexões de Saberes - Site: Observatório de Favelas
E-mail: seminarionacional@observatoriodefavelas.org.br,
Monique Carvalho

Fotos Seminário Local PCS/UFG - Ações Afirmativas

10 de Outubro


Mesa redonda - Ingresso e Permanência de estudantes de origem popular nas universidades públicas.
CD Ermano Melo, PROCOM - UFG.
Coordenação Prof. Geovana - Fac. Educação - UFG
Prof. Alex Prudêncio Ratts, IESA - UFG.
Prof. Jaison de Souza e Silva. UERJ/Coord. Nacional do PCS



Debate: Discutindo a diversidade na UFG: gênero, raça e etnia.
Prof. Eline Jonas - UCG/UBM
Acad. Priscila Marília Martins - Colcha de Retalhos
Coord. Angelita Pereira Lima - FACOMB/UFG
Prof. Maria José Pereira Rocha - UCG/PIMEP
Acad. Diogo Marçal - CANBENAS







11 de Outubro

Debate - Cotas nas Universidades Publicas Brasileiras

Prof. Valter Roberto Silvério. UFSCAR



Mesa Redonda - Experiências de Ações Afirmativas em Instituições públicas brasileiras


Prof Nelson Inocêncio - UnB
Coord. Prof. Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita - CS/UFG
Prof. Edgar Salvadori Decca - UNICAMP
Prof. Márcia Souto Maior Mourão de Sá - UERJ


E no final de cada dia Evento Cultural: