Conexões de Saberes-UFG

12 agosto, 2006

Reunião do Grupo "Políticas sociais nas comunidades e ações da universidade"

Dia: 12 de agosto de 2006

Local: Casa do Estudante Universitário - CEU III

Horário: 10 às 12:45hs

Participantes da reunião: Marcelo, Bruna, Bira, Kamila, Isabela e Neto

Resenha:
A reunião começou com clima descontraido, onde o colega Neto apresentou o blogger do Programa Conexões do Saberes a todo os presentes, sendo proseguida em uma mesa de reunião, onde todos os membros presentes participaram de forma ativa com perguntas e sugestões. Foi definido fazer um levantamento de todos os projetos de extensão da UFG, dando foco para os projetos viculado à PROEC com bolsistas, com auxilio de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Cada membro se comprometeu em ler algum livro da bibliografia selecionada.

OBS:
A proposta do levantamento de todos os projetos de extensão será apresentado à Profª Geovana, dia 14 de agosto às 12 hs na FACOMB.

Marcelo da Silva Rodrigues - bolsista

Sempre!

09 agosto, 2006

reunião geral, dia 08.08.2006

A reunião geral da terça-feira, dia 08, foi marcada por apresentação de dados populacionais sobre os 13 bairros do entorno da Universidade Federal de Goiás.
O Senso 2000, feito pelo Instituto Brasileiro Geografia e Estatística(IBGE), foi usado para avaliar as condições de vida dos moradore da região Norte. Na avaliação dos dados do IBGE e nas visitas de campo a opção de trabalho escolhida foi o Setor Nossa Morada e o Bairro Shangri-lá. Dentre as caracteristicas observadas nos bairros a falta de aparelhos do estado (escolas, saneamento, posto de saúde, delegacia...) são constatações evidentes.
Índices de analfabetismos entre crianças, maioria com renda abaixo de 5 salários mínimos e outras realidades nos levaram a optar por estes bairros dentro dos arredores da UFG, para focar as ações do projeto. Deixando claro que os trabalhos estão abertos a toda região, sem seleção, ou exclusão...
Depois desta apresentação foram acertadas as novas datas de reuniões.Para aqueles que organizarão o Censo Populacional dos Bairros a próxima reunião é na terça-feira dia 15 às 16:30 h na Faculdade de Comunicação e Bibliteconomia - Facomb, Campus II da UFG. Este grupo será acompanhado pela Professora e Coordenadora do PCS-UFG, Angelita Lima.
Já o grupo selecionado para organizar a Inauguração do projeto e o I° Seminário do PCS-UFG voltará a se ver na mesma terça-feira só que as 12:00 na Facomb. Geovana Reis, professora e coordenadora, acompanha os estudantes.
Mais informações, posteriormente! Aguardem.
Vasconcelos Neto, bolsista

06 agosto, 2006

reunião

Blog Conexões de Saberes de Goiás

Boa Noite! Tomei a liberdade, sem consultar meus colegas de pesquisa, de fazer um blog no nome do Projeto Conexões de Saberes da Universidade Federal de Goiás.
Na verdade o intuito desta construção é experimentar o espaço e me familiarizar com o ambiente que sem dúvida é democrático e de livre acesso.
Sou o Vasconcelos Neto, e não pretendo ser arbritário na construção deste blog. Quero sim uma análise e discussão com todos os membros do grupo para chegarmos na melhor escolha!
O PCS-UFG é um projeto de âmbito nacional que busca desenvolver estudos sobre as condições do estudante popular na universidade publica ou que busca passar no vestibular deste modelo de universidade. Os trabalhos são desenvolvidos por acadêmicos com perfil popular... O certo é que é um importante trabalho acadêmico que vai ajudar a definir os rumos da inserção do estudante de baixa renda nas universidades públicas de todo o Brasil.
Muita coisa ainda virá e votos de um ótimo trabalho de pesquisa! Abraços.
Vasconcelos Neto