Conexões de Saberes-UFG

13 dezembro, 2006

Universalização ou Alienação?

Entrar em uma universidade é, para maioria, muito mais que uma conquista ou realização pessoal e profissional. Significa, ou deveria significar, a universalização das idéias e dos ideais. É a ampliação do saber, em todas as suas nuances. É um espaço de discussões políticas, de condutas, de comportamento. Universidade é abandonar o pensamento solitário e egoísta e adotar uma visão solidária, altruísta, enfim, universal.

Após quatro anos de universidade (ou seria apenas faculdade?), fazemos um balanço de tudo o que nos motivou e nos conduziu até aqui. Começamos a questionar se, em nós, a universidade, em seu sentido amplo, cumpriu o papel de motivadora, instigadora de atitudes, decisões e posicionamentos. Para quantos debates fomos chamados? Em quantos aceitamos o convite? Quantas certezas se tornaram dúvidas? Quantas dúvidas, agora, viraram nossas bandeiras?

Foram quatro anos muito intensos. Muita coisa aconteceu na política, na economia, na educação, na ciência. Aqui e no mundo tivemos muitos momentos de decisões, debates e lutas. Isso para quem participou. E nós? Participamos? Levantamos bandeiras? Qual? De que lado estávamos? Tínhamos um lado?

Não precisamos divagar em conjunturas internacionais que ruíram nesses quatro anos. Podemos falar sobre debates muito próximos. Reforma Universitária, por exemplo. O que isso significa? Em que isso interfere na vida acadêmica? Você já ouviu falar em ENADE? Sabe por que foi criado? O que está por trás de tudo isso? E o PROUNI? A UFG não tem política de cotas? E de acesso e permanência? São muitas perguntas, algumas com respostas. Mas estamos buscando respostas?

Nesses quatro anos, muita coisa aconteceu, não muito longe, mas parece que isso não é conosco. Parece que nós não temos nada a ver com tudo isso! Nesse emaranhado de dúvidas e questionamentos, surge o Programa Conexões de Saberes: seria ele uma porta aberta pra que no 4º ano de U-N-I-V-E-R-S-I-D-A-D-E compreendamos o papel social desta instituição?

Agora nos perguntamos: - Por quê? Por que nos mantivemos afastados dessas discussões? Por que tudo isso aconteceu com nosso vizinho, ou melhor, conosco, e nós nem percebemos? Falta de interesse? Alienação? Ou falta de estímulo? Quem poderia nos estimular? Existe alguma instituição que deveria incentivar o debate, a discussão, a luta? Ou isso deveria partir de nós mesmos?

Após tantas perguntas visualizamos uma faísca de mudança, tal qual o pote de ouro no fim do arco-íris. Ainda existe na UFG pessoas com o entendimento real do que é uma U-N-I-V-E-R-S-I-D-A-D-E? Hoje percebemos que sim. O Conexões de Saberes nos oferece a oportunidade de reavaliarmos a nossa postura até então alienante e alienadora para enxergarmos aquilo que estava sob os nossos narizes e não víamos: existe um universo amplo de pessoas, realidades, cores, sonhos, lutas e experiências que, quando compartilhado, retira o véu da alienação e nos coloca de frente de nós mesmos, nos impondo uma reavaliação da atitude apática e observadora para a honrosa posição de protagonista de uma história de ruptura de estruturas e mudança de paradigma.

Então, deixaremos esses anos de desilusões matarem nossas expectativas de cidadãos, ou nos tornaremos politizados, conscientes das questões que só dizem respeito a nós mesmos? Iremos desistir agora? Não! Claro que não!A luta não pode parar. Temos muitos anos pela frente e eles só serão iguais se o permitirmos.

Alan Azevedo, estudante de medicina e bolsista.